Psicoterapia Somática
Intervenção psicoterapêutica no contexto traumático de relações abusivas
“As memórias traumáticas persistem primeiramente como memórias comportamentais e somáticas implícitas, e, secundariamente, como narrativas vagas, generalizantes, fragmentadas, incompletas e desorganizadas… estas memórias mudam quando as pessoas se recuperam do stress traumático”
(Bessel van der Kolk, 2007)
Para a psicoterapia somática o SER humano é um Indivíduo com qualidades únicas, com um potencial ilimitado de crescimento, ainda que este mesmo potencial se encontre escondido pelo trauma.
Hoje sabemos que o trauma não está naquilo que nos acontece, mas sim na forma como o nosso sistema nervoso consegue ou não processar aquilo que nos acontece.
As relações abusivas são muitas vezes repetições (ainda que inconscientes) de padrões disfuncionais que, por nos serem familiares, normalizamos.
Muitas vezes, até conseguimos racionalizar e perceber que aquela pessoa ou relação não nos faz bem, porem não conseguimos simplesmente deixar ir. Quando assim é, parece existir em nós uma espécie de “separação” interna, uma discrepância entre aquilo que pensamos, aquilo que sentimos e aquilo que fazemos. Repetindo 0 ciclo do abuso, acabamos por causar muitos danos não só a nós mesmas, como também àqueles que nos rodeiam.
A repetição deste ciclo abusivo, a dependência emocional e a co-dependência de que tanto se ouve falar nada mais são que traumatizações, onde o nosso sistema nervoso, pelo facto de não conseguir processar a “carga traumática” a que foi sujeito, ficou “aprisionado”.
Para que consigamos renegociar estas partes de nós, precisamos não só de reconhecer e contactar com os nossos recursos, como também com aquelas partes de nós que ficaram estilhadas pelos abusos que vivemos.
Acredito, que todos temos a potência necessária para nos conhecermos melhor e para transformarmos aquilo que precisa de se transformar para que possamos viver com mais equilíbrio e paz, aprendendo a construir relações saudáveis com nós próprias e com os outros.
Como diz, uma das minhas professoras queridas, Liana Netto, o trauma tem tanto de terrível como de incrível. Confio profundamente nisto e por isso criei a minha própria metodologia terapêutica, focada no crescimento pós-traumático durante e, após relações abusivas.
O que é a Psicoterapia Somática?
Uma das melhores forma de entender o significado de algo é procurar a sua etimologia.
A palavra “Psicoterapia” vem do Grego e significa: curar a alma.
Já a palavra “somática” vem igualmente do grego e significa “corpo”, logo podemos dizer que “somática” é relativa ao corpo e que assim sendo, esta combinação refere-se à possibilidade que todos temos de nos conhecermos e podermos transformar, buscando ligação e equilíbrio entre os três aspetos essenciais da existência humana: existência física, experiência psicológica e essência espiritual.
Assim sendo, trabalhamos com processos de autodesenvolvimento que encorajam o crescimento orgânico, o desenvolvimento pessoal e a integridade espiritual.
Ao incluirmos o corpo no contexto psicoterapêutico pretendemos ajudar a integrar os padrões respiratórios, o tónus muscular e a expressão da emoção, harmonizando-os para que fluam num todo, trazendo assim uma maior consciência e integração de todas as nossas partes.
SOBRE CRISTINA LEAL
Tendo sempre como base a sua natureza filosófica, bem como o seu amor pela filosofia, desempenhou durante vários anos funções de liderança e de formação em várias multinacionais na área da Publicidade e Media. Em 1998, a sua vida teve uma grande viragem, tendo iniciado um ciclo de conferências, baseadas na sua experiência pessoal, que a iriam levar mais tarde ao aprofundamento e Formação Avançada em Psicoterapia Somática, Psicotraumatologia e Mindfulness, entre outras.
Ao longo dos anos foi-se especializando em co-dependência e crescimento pós-traumático, resultante de relações abusivas. Facilita grupos de ajuda mútua para mulheres presenciais e on-line.
Faz atendimentos presencialmente em Lisboa e em Carcavelos e on-line em Portugal e estrangeiro.
Autora dos livros – Se as Palavras Falassem (2014), Amor Entre Nós (2016), Asas de Mulher (2017), Porque amamos pessoas que nos magoam? (2022).
É mentora do Livro de Elogios, fundadora e presidente da Associação Alquimia do Coração, cujo propósito é acompanhar e apoiar mulheres nas suas transições, bem como em situações de abuso psicológico e rutura amorosa.
Para que possa usufruir deste serviço a menor custo, ao efetuar a sua marcação, necessita de:
geral@cristinaleal.pt | 91 296 73 18